Distrito Federal 2025
CÉ com enorme alegria que estaremos com nossa programação 2025 no Teatro Ary Barroso, no SESC 504 Sul em Brasília no mês de junho.
Caravana Energia da Cultura é uma série de encontros presenciais gratuitos de formações direcionadas que visa a aplicabilidade prática e aprimoramento de técnicas e troca de conhecimentos. O intuito é o intercâmbio de saberes entre agentes, gestores, produtores e demais fazedores socioculturais locais para incentivar a formação de uma rede ativa e potente entre essas lideranças.
Os encontros foram pensados de forma que os participantes iniciem a Caravana se reconhecendo e observando o histórico de ações e programas de suas localidades, bem como o potencial de geração de renda e impacto por meio dos trabalhos criativos locais.
Nos 2º e 3º dias, os participantes passam por uma troca teórica e prática sobre construção, viabilização e implementação de atividades culturais, envolvendo aspectos de formalização do agente cultural (empresa, instituto, cooperativa etc.) e formatação de projeto para a Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura. E o último dia proporcionará momentos de conexão, articulação e criação de redes.
Será oferecido certificado e 5 participantes serão selecionados para processo de mentoria on-line.
Confira a lista de pessoas selecionadas aqui
Veja a programação, critérios de seleção, certificado e de mentoria on-line
As vagas são limitadas (SESC 504 Sul – 100 lugares), e haverá um processo de seleção que priorizará inscrições de mulheres, pessoas pretas, pardas, indígenas e amarelas e pessoas trans e não binárias, e pessoas participantes de coletivos.
Inscrições para dias avulsos são permitidas, porém apenas os participantes com presença em 75% das atividades (18 horas) e que responderem a avaliação final receberão certificado e terão direito a se inscrever em processo que selecionará 5 pessoas para participarem de 4 horas de mentoria que acontecerá remotamente (on-line) com profissional especializada. Para quem cumprir uma carga horária menor, poderá receber uma declaração de participação, caso tenha preenchido a avaliação dos dias presenciados.
A inscrição para o processo de mentoria acontecerá após o encerramento das atividades presenciais no Distrito Federal.
O local de realização das atividades presenciais tem medidas de acessibilidade física/estrutural e está previsto acessibilidade para as 24 horas de conteúdo para pessoas surdas e/ou com distúrbio de linguagens (intérprete de LIBRAS).
Em caso de dúvidas, escreva para caravanadf@culturaemercado.com.br
E aproveite o conteúdo on-line e gratuito disponível da aula aberta Caravana Energia da Cultura, acesse aqui!
Conhecendo o Território Histórico e Potencias Locais
Facilitadores Fillipe Costa e Grupo Tripé (Ana Quintas, Gustavo Haeser e João Pedreira)
Fillipe Costa
Fillipe Costta é muito mais que um rapper, poeta marginal e produtor cultural. Ele é um artista cuja performance intensa e letras autênticas são um grito de resistência e um chamado para a transformação de pensamentos. Como pessoa com deficiência e ativista das lutas coletivas, Fillipe desafia estereótipos e combate preconceitos enraizados, usando sua arte como uma arma poderosa para denunciar injustiças, discriminação e desigualdade.
Suas letras, carregadas de força e lirismo, mergulham fundo no cotidiano da sociedade marginalizada, refletindo vivências que marcaram sua trajetória. Fillipe expõe a crueldade da exclusão ao mesmo tempo que semeia mensagens de superação e esperança, mostrando que a arte pode ser um caminho para romper barreiras e inspirar mudanças.
Grupo Tripé, com Ana Quintas, Gustavo Haeser e João Pedreira
Com uma trajetória de treze anos dedicados à criação de espetáculos e à realização de projetos voltados para a preservação e valorização das artes cênicas no Distrito Federal, o Grupo Tripé se destaca pela fusão de experiências provenientes das escolas de teatro da capital e de referências acadêmicas da Universidade de Brasília. Guiados pelos princípios do Teatro de Grupo e do teatro como estado de encontro, o coletivo imprime sua marca contemporânea na construção de dramaturgias autorais, abordando e explorando questões ligadas à juventude e à sociedade brasileira. Transcendendo o palco, sua atuação é impulsionada pelo compromisso palpável com o enriquecimento da comunidade artística local, se colocando como uma força dinâmica e propulsora do panorama cultural regional.
Crédito da foto: Tatiana Reis
Fortalecendo o Território Saberes e Sabores do fazer cultural
Facilitadoras Carolina Kazumi e Larissa Biasoli
Carolina Kazumi
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.
Camila Alves
Com 26 anos de experiência, iniciou sua trajetória no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, atuando no planejamento e gestão de projetos culturais. Trabalhou com instituições como Instituto Pensarte, MAM, BM&A e Maria Farinha Filmes, além de coordenar o planejamento financeiro da CPFL Cultura e o gerenciamento do Museu da Língua Portuguesa e outras iniciativas da Poiesis.
Destacam-se projetos como o Prêmio Oceanos de Literatura, Festival Arte Serrinha, Unilever Sons do Brasil e a implantação do Museu da Bolsa de Valores (MUB3). Atualmente, é consultora de projetos culturais, produtora em iniciativas nas artes visuais, fotografia e cultura alimentar, e idealizadora do Sonhe como uma Garota, apoiado pela Lei Rouanet. Também coordena ações do Coletivo Pink e ministra cursos sobre gestão cultural e leis de incentivo.
Articulando o Território Conexões Criativas e Espaço Artístico
Encontro Conexões Criativas e Apresentação dos Artistas: Fillipe Costta e Convidados
Encontro Conexões Criativas
Conexões Criativas são rodadas de conversa sobre os diversos tópicos levantados ao longo dos 3 dias de encontros e mais momento “perguntas e respostas” com equipe Caravana Energia da Cultura.
Mediação: Sula Diolina, Carolina Kazumi e Larissa Biasoli.
Horário: das 14h às 18h.
Apresentação Artistas Fillipe Costa e Convidados
Apresentação de Fillipe Costa e convidados
Dj: Marola
Grafite: Gilmar Satão
Poesia: Anna Moura
Breaking: Wil locking
Fillipe Costta é muito mais que um rapper, poeta marginal e produtor cultural. Ele é um artista multifacetado, cuja performance intensa e letras autênticas são um grito de resistência e um chamado para a transformação de pensamentos. Como pessoa com deficiência e ativista das lutas coletivas, Fillipe desafia estereótipos e combate preconceitos enraizados, usando sua arte como uma arma poderosa para denunciar injustiças, discriminação e desigualdade.
Horário: das 19h às 21h
Local: Teatro Ary Barroso, Sesc 504 Sul


















