ARARAS 2025

Veja como foi!

É com enorme alegria que estaremos com nossa programação 2025 no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” durante o mês de julho.

Caravana Energia da Cultura é uma série de encontros presenciais gratuitos de formações direcionadas que visa a aplicabilidade prática e aprimoramento de técnicas e troca de conhecimentos. O intuito é o intercâmbio de saberes entre agentes, gestores, produtores e demais fazedores socioculturais locais para incentivar a formação de uma rede ativa e potente entre essas lideranças.  

Os encontros foram pensados de forma que os participantes iniciem a Caravana, às sextas-feiras, se reconhecendo e observando o histórico de ações e programas de suas localidades, bem como o potencial de geração de renda e impacto por meio dos trabalhos criativos locais.

Aos sábados, os participantes passam por uma troca teórica e prática sobre construção, viabilização e implementação de atividades culturais, envolvendo aspectos de formalização do agente cultural (empresa, instituto, cooperativa etc.) e formatação de projeto para a Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Aos domingos, a Caravana proporcionará momentos de conexão, articulação e criação de redes. Veja a programação completa abaixo.

Será oferecido certificado e 5 participantes serão selecionados para processo de mentoria on-line.

Veja a programação, critérios de seleção, certificado e de mentoria on-line

As vagas são limitadas (Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita – 100 lugares), e haverá um processo de seleção que priorizará inscrições de mulheres, pessoas pretas, pardas, indígenas e amarelas e pessoas trans e não binárias, e pessoas participantes de coletivos.

Inscrições para dias avulsos são permitidas, porém apenas os participantes com presença em 75% das atividades (18 horas) e que responderem a avaliação final receberão certificado e terão direito a se inscrever em processo que selecionará 5 pessoas para participarem de 4 horas de mentoria que acontecerá remotamente (on-line) com profissional especializada. Para quem cumprir uma carga horária menor, poderá receber uma declaração de participação, caso tenha preenchido a avaliação dos dias presenciados.

A inscrição para o processo de mentoria acontecerá após o encerramento das atividades presenciais em Araras.

 O local de realização das atividades presenciais tem medidas de acessibilidade física/estrutural e está previsto acessibilidade para as 24 horas de conteúdo para pessoas surdas e/ou com distúrbio de linguagens (intérprete de LIBRAS). 

Em caso de dúvidas, escreva para caravanaararas@culturaemercado.com.br  

E aproveite o conteúdo on-line e gratuito disponível da aula aberta Caravana Energia da Cultura, acesse aqui!

Conhecendo o Território Histórico e Potencias Locais

Dias 04 e 11/07 das 19h às 22h

Facilitadores Marília Daniel e Wander Sá

Marilia Daniel

Marília Daniel é uma artista, bailarina contemporânea, pesquisadora e produtora cultural com sólida formação acadêmica e vasta experiência no campo da dança: graduou‐se em Licenciatura Plena em Letras pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson (2009) e em Licenciatura em Dança pela UFBA (2016), onde também concluiu especialização em Estudos Contemporâneos em Dança (2017) e mestrado em Dança, com pesquisa sobre o corpo idoso (2021), tendo ingressado como aluna especial no doutorado em 2022; além disso, formou-se em cursos técnicos de dança pela Escola Belle Amie (2008) e pela FUNCEB (2015). Como produtora cultural, foi contemplada nos editais PROAC 06/2021 e 05/2023 para os projetos “EmTempo” e “Posição Inicial”, ambos voltados às questões da contemporaneidade, realizou projetos municipais com recursos da Lei Paulo Gustavo e, em 2024, deu início ao projeto Balé 60+, em desenvolvimento na cidade de Araras, na Petit Allegro e no SESC Campinas. Desde 2010, ministra aulas de dança para Terceira Idade, além de desenvolver ações artístico-educacionais contribuindo para a inclusão, a promoção da saúde mental e o desenvolvimento cultural por meio da dança. 

Wander Sá

É músico, produtor e professor de música na cidade de Araras-SP, estudante de violão MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, conhecido como Conservatório de Tatuí, onde estuda e se aprofunda em ritmos brasileiros e regionais. Toca profissionalmente desde 2015 pelo interior de SP, trabalhou nas peças Radiofônicas: “Voo Sobre o Oceano” (Bertolt Brecht) Dir. Leonardo A. Thim e foi diretor musical da peça “Mão Negra e Leveza” pela Lei Aldir Blanc 2020. Produtor do média-metragem “Cátia de França: Nos dedos de Tua Mão”, realizado através da Lei Paulo Gustavo, produtor e organizador da primeira edição do “F.E.M.A – Festival Estudantil de Música Autoral de Araras 2024”, produtor e instrumentista nos projetos “João Pernambuco em Quarteto’’ e “Piano e Violão Thalita Melo e Wander Sá’’, Lançou um EP em 2024 como compositor e produtor de Gabi Vian: “Barco a Velas”. Foi Professor na escola Passo a Passo Musical de 2017 a 2025, na Prefeitura Municipal de Araras (2020, 2023/2024), atualmente no Projeto Rodapé, Academia Belle Amie e Projeto Educamúsica. 

Fortalecendo o Território Saberes e Sabores do fazer cultural

Dias 05 e 12/07 das 10h às 17h30

Facilitadoras
Carolina Kazumi e Larissa Biasoli

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.

Lívia Carmona

Lívia Carmona é formada em Gestão Cultural pelo Sesc-SP, com Mestrado em Management Intercultural pela Université de Limoges, na França, onde trabalhou dentro da organização no ano da França no Brasil, em 2009. Atua há quase 20 anos no desenvolvimento de projetos culturais e socioeducativos, com ampla experiência nas áreas de produção, curadoria, planejamento estratégico e relacionamento institucional.

Foi Coordenadora Cultural da Aliança Francesa de São Paulo e responsável pela administração e curadoria do Teatro Aliança Francesa por 11 anos. Desde 2017, trabalha com Leis de Incentivo à Cultura, especialmente a Lei Rouanet e o Pro-Mac, tendo também ministrado curso sobre a Rouanet pela plataforma Cultura e Mercado.

Lívia possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi e é sócia da Linha Soluções Culturais, onde atua na concepção, gestão e assessoria de projetos em diversas linguagens artísticas.

Articulando o Território Conexões Criativas e Espaço Artístico

Dias 06 e 13/07 das 10h às 13h

Encontro Conexões Criativas e Apresentação Artística

Orquestra de Violeiros de Araras

Caravana, Energia da Cultura apresenta Café com Viola

Raízes Sertanejas, com Orquestra de Violeiros de Araras

Dia: 06/07

Horário: das 10h às 12h

Local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

Raízes Sertanejas é o show da Orquestra de Violeiros de Araras, uma apresentação ao vivo que celebra a tradição caipira e a cultura regional.
Este show foi concebido como uma experiência que conecta o público com a cultura rural, abordando temas como a vida no campo, a fé, a colheita e as memórias transmitidas de geração em geração. 
O Raízes Sertanejas é um projeto essencial para a valorização e preservação da cultura caipira, que enfrenta desafios para se manter relevante em um cenário de constante urbanização e avanços tecnológicos.
O show também cria uma oportunidade de interação direta com o público, incentivando o reconhecimento e a apreciação da cultura local e suas histórias. Ao proporcionar uma experiência acessível e democrática, o Raízes Sertanejas fortalece a identidade cultural da cidade e possibilita um contato genuíno entre o campo e a cidade.

Conexões Criativas são rodadas de conversa sobre os diversos tópicos levantados ao longo dos 3 dias de encontros e mais momento “perguntas e respostas” com equipe Caravana Energia da Cultura.

Dia: 13/07

Horário: das 9h às 13h

Ir para o conteúdo