Distrito Federal

Dias 21, 22 e 23 de outubro

Espaço Cultural Sesc Ary Barroso
Sesc 504 Sul

Endereço: W3 Sul, quadra 504/505 Sul, bloco A

É com enorme alegria que estaremos com nossa programação 2024 no Sesc 504 Sul em Brasília no mês de outubro.

Caravana Energia da Cultura é uma série de encontros presenciais gratuitos de formações direcionadas que terá sequência em 2025 e que visa a aplicabilidade prática e aprimoramento de técnicas e troca de conhecimentos. O intuito é o intercâmbio de saberes entre agentes e gestores socioculturais em regiões para incentivar a formação de uma rede ativa e potente entre essas lideranças.

Os encontros foram pensados de forma que os participantes iniciem a Caravana se reconhecendo e observando o histórico de ações e programas de suas localidades, bem como o potencial de geração de renda por meio da indústria criativa local. No 2º dia passam por uma troca sobre planejamento e gestão de projetos, e, finalizando, no 3º dia com as questões jurídicas ligadas à área cultural como contratos, direitos autorais, entre outras.

Veja a programação e lista de pessoas selecionadas abaixo

Vagas são limitadas (lotação do espaço para o evento) e o processo de seleção priorizou inscrições de mulheres, pessoas pretas, pardas, indígenas e amarelas e pessoas trans e não binárias. O local de realização tem medidas de acessibilidade física e está previsto acessibilidade de conteúdo para pessoas surdas e/ou com distúrbio de linguagens (intérprete de LIBRAS).

Acesse aqui a lista de pessoas selecionadas e fique atenta(o) ao e-mail e telefone para confirmar sua presença.

A lista de suplentes, em ordem alfabética encontra-se aqui. As pessoas suplentes serão contactadas em 07/10 por e-mail e whatsapp.

Agradecemos à todas as pessoas que se inscreveram!!!

A inscrição de pessoas que desejam pleitear as vagas remanescentes podem ser feitas nesse formulário

 

Em caso de dúvidas, escreva para caravanadf@culturaemercado.com.br

Territórios Criativos: histórico e potências locais


Dia 21/10 das 14h às 18h

Facilitadora
Lenna Siqueira

Lenna Siqueira licenciada em Dança,pela faculdade Angel Vianna, Pós-graduanda em Metodologia da Dança Clássica e pós-graduada em Metodologia de Ensino em Artes (Uninter) e em Produção Cultural e Entretenimento, trabalha como bailarina e diretora de movimento e coreografia da Cia de Dança Afrocontemporânea Corpus Entre Mundos. Criadora da plataforma de Artes Ngangudance, se profissionalizou como bailarina clássica na Cia Brasileira de Ballet e fez parte do elenco profissional abertura das Olimpíadas e Paraolimpíadas, comissões de frente das escolas de samba do Rio de Janeiro, Rock in Rio e direção artística da cantora Lucy Alves. Além de ser convidada para dar aula no maior Festival de danças urbanas da América Latina, o Rio H2K, fundou o Intercâmbio de Dança Angola e Brasil (Idaeb). Foi selecionada para se apresentar no Movimento Internacional da Dança (MID) e no Dança em Trânsito. E em seu currículo carrega apresentações e oficinas nacionais (Bahia, Pará, Minhas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão) e internacionais (Colômbia, Israel e Angola).

Formou-se na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (Theatro Municipal RJ) e no Conservatório Brasileiro de Dança, entrou na entrou na Cia Brasileira de Ballet, na qual permaneceu por 8 anos, onde participou de diversos espetáculos pelo Brasil, em Israel e na Colômbia. E também participou de festivais nacionais e internacionais.

Em 2016 trabalhou como bailarina profissional da abertura Olímpica e Paraolímpica. Foi coreógrafa do Flash Mob do Dança CCC (Centro Cultural Carioca), bailarina e coreógrafa da turnê da cantora Lucy Alves em 2017 e bailarina da cantora angolana Titica no Rock in Rio 2017. Ainda em 2017 foi convidada para dar aula no maior Festival de danças urbanas da América Latina, Rio H2K e fundou o Intercâmbio de Dança Angola e Brasil (Idaeb) junto com Dilo Paulo. Gravou abertura do Fantástico de 2021 e trabalhou também como assistente coreográfica da abertura do show da Iza em abril de 2024.

Sulamita Diolina é cenógrafa, figurinista, atriz e produtora cultural. Envolvida com a arte e apaixonada pela cultura em suas diversas linguagens, atua, desde 2003, em diversos projetos no Distrito Federal.

Atuou na produção de projetos como Festival de Teatro Veronica Moreno, Rolê Cultural, Com Cultura e Com Afeto e, desde 2019, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Em 2009, recebeu o Prêmio de Melhor espetáculo de teatro com o tema bullying, com o grupo En’Quadrados, com o “Na Hora do Recreio”, no Primeiro Festival de Talentos e Atitude Cidadã.

Atualmente, Sulamita é estudante de técnico em modelagem do vestuário no Instituto Federal de Brasília – IFB.

Planejamento e Gestão de Projetos


Dia 22/10 das 14h às 18h

Facilitadora
Larissa Biasoli

Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP) e especialista em Administração de Artes e Diplomacia Cultural (Goldsmiths University of London). Criou em 2013 a Sorella Produções Artísticas, que atua em diferentes frentes como produção executiva, gestão de projetos e captação de recursos. Atua na elaboração, captação de recursos e gestão de projetos via leis de incentivo fiscais nas 3 esferas: estaduais, federais e municipais para projetos de diferentes áreas (teatro, música, dança, artes plásticas, literatura e audiovisual). E é especialista em PROMAC (lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo) e leciona sobre o tema desde 2019, bem como atua como palestrante e professora de elaboração de projetos, captação de recursos e gestão desde 2016. Entre 2018 e 2021 foi captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo. É professora e sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021. Como produtora, destacam-se os trabalhos de coordenadora de produção da etapa São Paulo do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana em 2014, Cena Paranaense em 2013 e Cena Mineira em 2011. Fez a coordenação de produção e circulação do Grupo Barracão Teatro de Campinas em 2016 por 40 cidades brasileiras pelo Programa Palco Giratório do Sesc e em 2018 realizou e coordenou a produção do Fórum Internacional sobre novas mídias e tecnologia Mediamorfosis na cidade de São Paulo. Em 2021 coordenou a produção do espetáculo “Tem um Rio na Biblioteca” da Companhia da Cultura que foi adaptado para o audiovisual e circulou por cidades de Minas Gerais e Pará.

Jurídico em projetos culturais: noções básicas

Dia 23/10 das 9h às 13h

Facilitadora
Carolina Kazumi

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.

Pular para o conteúdo