Apresentação ​

Entre os meses de agosto de 2024 a agosto de 2025 a organização Fábrica dos Sonhos, através de sua mentora Carol Zanoti viveu junto com a profissional e fazedora de cultura Cristiane Taguchi (Caju Cultura e Sorella Produções Artísticas), o processo de prestação de serviços para ideação e gestão piloto da Inteligência Avaliativa do projeto/programa Caravana Energia da Cultura, uma parceria do Cultura e Mercado com o Instituto Neoenergia.

O objetivo desta mentoria foi fornecer subsídios teóricos, metodológicos, técnicos, operativos e éticos para reflexão dos processos de trabalho, das demandas e angústias do fazer profissional, evidenciar os potenciais e desafios dos territórios de atuação, bem como para a construção crítica e criativa de linhas de base para novas possibilidades de ação, contribuindo assim com novos olhares e novas possibilidades, bem como a qualificação do trabalho desenvolvido. Sistematizar, elaborar e avaliar os processos e produtos diante do seu impacto na causa.

Abaixo a linha do tempo das principais atividades realizadas do processo de Inteligência Avaliativa entre 2024 e 2025. 

Linha do Tempo

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Metodologia

O serviço da Inteligência Avaliativa de um projeto / programa, tem o intuito de provocar e traduzir, de forma participativa, os “eurekas” (descobertas) de uma ação estratégica diante de uma causa para consolidação de uma TECNOLOGIA SOCIOAMBIENTAL.

A Inteligência Avaliativa é um conceito que se refere à capacidade de analisar, julgar e tomar decisões com base em indicadores e evidências. Trata-se de uma habilidade reflexiva que possibilita a avaliação crítica dos processos e seus produtos diante da causa objeto de um projeto / programa, permitindo identificar com conhecimentos, causalidade e disponibilidade de dados o que é processo, resultado e impacto do desenho metodológico estabelecido do projeto / programa.

O desenvolvimento da Inteligência Avaliativa contribui para o fortalecimento do desenho metodológico de um projeto / programa diante de sua razão e sucesso de existir. Ela promove uma postura reflexiva frente ao que foi desenhado, executado e seus “eurekas”, sistematizando as possibilidades da construção de uma Tecnologia Socioambiental diante de uma causa num território, população e cultura. Assim, o desejo de um projeto é tornar-se uma Tecnologia Socioambiental que amplie e consolide o impacto de uma causa atual e explore soluções e sistemas inovadores para cenários futuros.

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Tecnologia socioambiental é um conceito que reúne soluções tecnológicas desenvolvidas a partir da integração entre saberes científicos, tradicionais e populares, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, ou como preferimos definir: “envolvimento regenerativo”1 de uma causa e melhorar a aplicação e avaliação de impacto. Ao contrário da tecnologia convencional, que muitas vezes prioriza ganhos financeiros, a tecnologia socioambiental busca harmonizar retornos sociais, ambientais, culturais e econômicos.
Características principais de investigação da Inteligência Avaliativa para tecnicamente sistematizar uma Tecnologia Socioambiental:

  1. Participação e construção coletiva: As tecnologias socioambientais são criadas e aplicadas com a participação ativa das comunidades envolvidas, respeitando seus conhecimentos, valores e realidades locais.
  2. Baixo custo e acessibilidade: Buscam ser acessíveis, replicáveis e de fácil manutenção, utilizando materiais locais e técnicas apropriadas ao contexto.
  3. Respeito ao meio ambiente e as culturas: Procuram minimizar impactos ambientais e culturais, promovendo o uso racional de recursos naturais e soluções que regenerem ou preservem o meio ambiente.
  4. Identificação e respeito aos espaços inclusivos: Promovem a equidade, a escuta ativa e o olhar apreciativo no processo de empoderamento dos territórios, sem intervenção direta, especialmente de populações em situação de vulnerabilidade e de risco.

Para tal, um dos principais referenciais metodológicos é a análise focada nos capitais humanos e socioambientais (ASSETS) do TERRITÓRIO, POPULAÇÃO, CULTURA, assim como dos organismos PROPONENTES e APOIADORES.
Então, o levantamento da razão e sucesso de um projeto / programa, assim como análise de suas capacidades de gerar seus efeitos e eficiências nas ações implementadas são sistematizadas diante dos seus desafios, mas principalmente, diante de seus potenciais e descobertas, em rede.

 
1: Proposição baseada nos referenciais de Design Regenerativo (Daniel Wahl) e Movimento Quilombola (Nego Bispo).

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DEFINIÇÃO DE CAUSA

Antes de construir os instrumentais do diagnóstico em si, faz-se necessário definir a causa foco a ser diagnosticada. Assim, foram feitos alguns exercícios para definir o mais próximo da transformação desejada e possível, e verificar se o desenho do projeto/programa dialoga com a sua razão e sucesso de impacto.
Foram escolhidos dois instrumentais primários para identificação da causa:

  1. Árvore de problemas e soluções;
  2. Exploração de cenários futuros.

 

Estes instrumentais se completam entre si, mas não substituem os diálogos e/ou entrevistas individuais sobre as realidades, contextos e potenciais locais que estão sendo agrupadas em um “diário de bordo” feito diariamente pelos profissionais envolvidos no diagnóstico primário de campo. Este documento apresenta as experiências e alguns “eurekas” do dia a dia do trabalho, que poderão servir de inspirações para alinhamentos dos conhecimentos adquiridos e considerações no relatório final.

ÁRVORE DE PROBLEMAS E SOLUÇÕES – SENSO COMUM, BASE PARA A TEORIA DA MUDANÇA

O passo a passo percorrido pela Árvore de Problemas e Soluções é:

  1. Problema Central
  2. Raiz do problema
  3. Consequências do problema
  4. Solução do problema
  5. Ações / Insumos
  6. Impacto

A Árvore de Problemas e Soluções é um instrumental que tem como objetivo identificar:

a) o olhar dos atores internos ao foco das ações;
b) o olhar aos desafios (problemas), suas causas e consequências;
c) o olhar às soluções, insumos necessários para a transformação e o impacto desejado.

A Árvore de Problemas e Soluções é aplicada em torno de uma pergunta indutora principal, e consiste em 06 passos realizados de forma coordenada.

Este instrumental não é definidor de conceitos, mas sim avaliador de olhares. Permite identificar e alinhar processos de direcionamento institucional, respeitando bagagens dos atores envolvidos (denominado no conceito de senso comum) diante da causa e do público alvo.  Isso ocorre pela qualidade do instrumental em tornar visível as interpretações dos públicos envolvidos atuais, para que possamos dedicar esforços a harmonizar o real paradigma institucional – não limitando-se ao gerenciamento de conflitos de foco diante da causa. 

A CAUSA é o motivo da existência da instituição; deve traduzir a transformação positiva no mundo e na sociedade (território, população e cultura) para qual a instituição deseja contribuir.

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Ou seja, o objetivo do Projeto / programa Caravana Energia da Cultura é ser COAUTOR DE FORTALECIMENTO DO ACESSO CONTINUADO A INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS PROJETOS CULTURAIS.

SUA CAUSA:

LEGADO DE INSTRUMENTALIZAÇÃO DE FAZERES CULTURAIS NOS TERRITÓRIOS

A relação estabelecida entre Raiz do problema, Problema Central e Consequências resulta no denominado Círculo Vicioso do Problema Central. Já a relação estabelecida entre Ações/Insumos, Solução e Impacto resulta no denominado Círculo Virtuoso da Solução.

Importante: os processos de instrumentalização aqui identificados como medição de impacto (sucesso diante da causa) não somente serão referenciais para a metodologia de TODAS as ações do Projeto / programa Caravana Energia da Cultura, ou seja, a quem dedicar as ações diretas e indiretas, mas, e principalmente, para mensurar se participação dos envolvidos e suas organizações efetivaram ações de escuta, formação e mentoria locais e globais para aumento da materialidade de legado cultural nos territórios.

Os resultados dos círculos viciosos e virtuosos são apresentados na figura ao lado.

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Estas são as primeiras pistas para construção dos indicadores de resultados e impacto do projeto e de razão e sucesso organizacional/rede diante da causa. Ou seja, quando o marco zero identificar mais indicativos de círculo vicioso, deve-se priorizar as potências dos indicadores do círculo virtuoso. Esta identificação, ressaltamos, não deve ser especificamente de cada público atendido direto, mas deve impulsionar um olhar de coletivo e convivência deles (equipamentos, organismos, relações etc.). 

EXPLORAÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS

O instrumental primário da Exploração de Cenário Futuros foi aplicado junto aos atores do projeto indicados, em momentos diferentes.
A Exploração de Cenários tem como objetivos:

  • Alinhar conhecimentos sobre causa, objetivos e senso comum diante da causa;
  • Indicar propósitos (resultados esperados) do projeto;
  • Indicar riscos/supostos para a organização e/ou projeto que devam ser monitorados continuamente;
  • Facilitar a construção de estratégias, indicadores e meios de verificação do projeto e seu legado.

 

Esse instrumental é realizado tendo uma matriz vetorial como base, organizada pelos vetores horizontais e verticais X e Y, respectivamente. Para cada vetor é designada uma variável, resultando em duas variáveis; uma para o eixo X e outra para o eixo Y.

A matriz consiste, portanto, em 04 quadrantes no total (A, B, C e D). Cada quadrante representa a exploração de um cenário futuro (Agenda 2030) caracterizado pela combinação dos vetores, levando em conta a hipótese positiva ou negativa de cada variável.

Os vetores adotados para a Exploração de Cenários Futuros da OSC foram:

  • Eixo X: políticas públicas afirmativas de processos equânimes
  • Eixo Y: protocolos e condutas de responsabilidade socioambiental do mercado afirmativas de processos equânimes

Os cenários explorados diante da CAUSA (fortalecimento do legado cultural democratizante), portanto, foram:

  • Cenário A (X e Y positivos): forte afirmação das políticas públicas e forte compromisso do mercado
  • Cenário B (X positivo e Y negativo): forte políticas públicas e fraco compromisso do mercado
  • Cenário C (X e Y negativos): fragilidade nas políticas públicas e fraco compromisso do mercado
  • Cenário D (X negativo e Y positivo): fragilidade das políticas públicas e forte compromisso do mercado

Os resultados são apresentados a seguir na: MATRIZ DE EXPLORAÇÃO DE CENÁRIOS FUTUROS – AGENDA 2030 – PROJETO / PROGRAMA CARAVANA ENERGIA DA CULTURA DIANTE DA CAUSA. 

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Estas identificações de cenários futuros comporão os propósitos e riscos do Marco Lógico do Projeto caravana – Agenda 2030, inclusive, compondo os indicadores de monitoramento de processos, resultados e impactos. 

Marco Lógico Revisitado

A matriz acima é o resultado do processo de inteligência avaliativa que indica a razão e o sucesso do “Projeto Caravana”, tanto em seus objetivos, quanto em seus indicadores. Com esse desenho, otimizamos os recursos e conseguimos ter um impacto maior diante do que é referência para o ODS 19 e as ferramentas de cultura como legado.

IMPACTO FIM

Legado no território de ferramentas de elaboração, gestão, monitoramento, avaliação e mobilização de projetos culturais

Referencial: ODS 19
Indicador de efetividade: Quantidade e qualidade de projetos cadastrados na SALIC

PROPÓSITOS

Objetivo Geral:
Fortalecer a economia criativa e a gestão cultural por meio de formações gratuitas e presenciais para agentes culturais em diferentes territórios brasileiros.

Objetivos Específicos:

INDICADORES

Indicadores de efetividade:
Grau de efetividade dos cursos (de conteúdo adquirido) e das mentorias (de práticas adquiridas), conforme dashboards.

Indicadores de efeito:

ORGANIZAÇÃO DE DADOS E EFEITOS DO PROJETO CARAVANA ENERGIA DA CULTURA

Durante os processos de inscrição dos participantes dos encontros presenciais da Caravana Energia da Cultura foram colhidos dados demográficos e autodeclaratórios como idade, gênero, raça/etnia, participação em coletivos, área de atuação e modalidade de trabalho (se CLT, se autônomo etc.). E para as avaliações foram criados formulários com perguntas qualitativas de conteúdo dos encontros que foram distribuídos para preenchimento após cada aula, bem como foram enviados formulários de avaliação geral por e-mail para os participantes que se qualificaram para receber os certificados e as declarações de participação.

A elaboração desses formulários de inscrição e avaliação foi feita junto da mentora do processo de Inteligência Avaliativa, Carol Zanoti, mentoranda Cristiane Taguchi, com consultoria técnica da Vimetric. A coleta de dados, seu processamento e armazenamento foram realizados e estão em cumprimento com as diretrizes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709/2018).

Foram 4 os objetivos principais dessa coleta e análise de dados:

        1. Para que durante o processo de inscrição pudessem ser aplicados os critérios de seleção prioritária que foram divulgados nas redes sociais e website do projeto de preenchimento das vagas;
        2. Obter dados para compreensão de quem são os agentes e trabalhadoras e trabalhadores da cultura dos territórios onde o projeto foi realizado;
        3. Avaliar a eficiência do conteúdo realizado durante as formações e do projeto como um todo;
        4. Publicizar os resultados encontrados sobre esses dados no site do projeto como meio de divulgação de conhecimento do público interessado e participante do projeto nesses territórios, bem como da importância de realização de um processo de Inteligência Avaliativa nos projetos culturais e de formação desde o início.

Sendo assim, a seguir estão os relatórios dos dados demográficos dos participantes das 5 localidades da Caravana Energia da Cultura 1ª edição, separados por ano de realização. E o primeiro relatório das avalições de conteúdo do projeto.

E se você realiza um projeto cultural e gostaria de saber mais sobre o processo de elaboração e aplicação de questionários de inscrição e avaliação, escreva para producaocaravana@culturaemercado.com.br e solicite uma conversa com nossa coordenação geral.

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